Palestra no SBCUP 2011, em Natal.

postado em 26 de jul de 2011 04:54 por Hyggo Almeida
O Prof. Hyggo Oliveira de Almeida do Embedded Lab apresentou a palestra "Ciência de Contexto: Desafios, Tendências e Aplicações na Indústria", na abertura do III Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP) realizado em conjunto com o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2011), em Natal-RN, no dia 21 de julho de 2011.

O SBCUP 2011, principal evento da área no país, é um fórum dedicado à apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento na área de Computação Pervasiva e Ubíqua, em âmbito nacional. O principal objetivo é reunir a comunidade que desenvolve trabalhos com os temas de interesse e estimular a discussão dos desafios que esta área traz ao propor um ambiente computacional futuro e onipresente.

Segue o resumo da palestra: "Ciência de contexto é um dos pilares da Computação Pervasiva. A informação sobre o usuário, o ambiente em que está inserido, seus relacionamentos e histórico de utilização do próprio sistema e de qualquer outro tipo de aplicação são indispensáveis para viabilizar a proatividade dos sistemas baseados neste novo paradigma. Nesta palestra discute-se o estado da arte dos diversos tipos de contexto (localização, social, energia, ambiente, etc.), o nível de suporte das soluções existentes e as suas aplicações na indústria, além dos desafios que irão nortear as futuras pesquisas na área."