Notícias‎ > ‎

Notícias - Cursos e Treinamentos

Palestra no SBCUP 2011, em Natal.

postado em 26/07/2011 04:54 por Hyggo Almeida

O Prof. Hyggo Oliveira de Almeida do Embedded Lab apresentou a palestra "Ciência de Contexto: Desafios, Tendências e Aplicações na Indústria", na abertura do III Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP) realizado em conjunto com o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2011), em Natal-RN, no dia 21 de julho de 2011.

O SBCUP 2011, principal evento da área no país, é um fórum dedicado à apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento na área de Computação Pervasiva e Ubíqua, em âmbito nacional. O principal objetivo é reunir a comunidade que desenvolve trabalhos com os temas de interesse e estimular a discussão dos desafios que esta área traz ao propor um ambiente computacional futuro e onipresente.

Segue o resumo da palestra: "Ciência de contexto é um dos pilares da Computação Pervasiva. A informação sobre o usuário, o ambiente em que está inserido, seus relacionamentos e histórico de utilização do próprio sistema e de qualquer outro tipo de aplicação são indispensáveis para viabilizar a proatividade dos sistemas baseados neste novo paradigma. Nesta palestra discute-se o estado da arte dos diversos tipos de contexto (localização, social, energia, ambiente, etc.), o nível de suporte das soluções existentes e as suas aplicações na indústria, além dos desafios que irão nortear as futuras pesquisas na área."

Bada Tech Days em Maceió, AL.

postado em 31/03/2011 04:37 por Hyggo Almeida


O Embedded Lab, em parceria com o SIDI-Samsung e o IC-UFAL, promoveu o 2o Bada Tech Days, em Maceió, Alagoas, nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011. O evento contou com a participação de profissionais da área de tecnologia e os professores Angelo Perkusich, Hyggo Almeida e Rohit Gheyi do Embedded Lab. O evento é parte do Programa de Cooperação entre o Embedded Lab/UFCG e a Samsung, que tem por objetivo o desenvolvimento de competência e formação de recursos humanos para a construção de aplicações e soluções para a plataforma Bada. Mais informações sobre Bada podem ser encontradas no site da plataforma.

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre palestras e sessões de treinamento. No primeiro dia de evento aconteceu um ciclo de palestras das mais variadas áreas de tecnologia móvel voltadas para a plataforma Bada da Samsung. Entre os palestrantes estavam o Prof. Hyggo Almeida, que apresentou a palestra de abertura do evento "Computação Pervasiva: a Qualquer Momento, em Qualquer Lugar" e Leandro Sales, doutorando no Embedded Lab e professor do IC-UFAL, com a palestra "BRisa, UPnP & Bada". Vale destacar as palestras  realizadas pelos profissionais do SIDI/Samsung Tiago Moreira e Miguel Lizárraga sobre a plataforma Bada, incluindo desenvolvimento de aplicativos e a palestra de fechamento do evento sobre Criatividade e Inovação em Aplicações Bada. A programação completa e as apresentações estão disponíveis no site do evento.

Bada Tech Days em João Pessoa, PB.

postado em 08/12/2010 05:20 por Hyggo Almeida   [ 31/03/2011 04:38 atualizado‎(s)‎ ]

O Embedded Lab, em parceria com o SIDI-Samsung, Signove e Faculdade iDez, promoveu o 1o Bada Tech Days, em João Pessoa, Paraíba, nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2010. O evento contou com a participação de profissionais da área de tecnologia e os professores Angelo Perkusich, Hyggo Almeida e Rohit Gheyi do Embedded Lab. O evento é parte do Programa de Cooperação entre o Embedded Lab/UFCG e a Samsung, que tem por objetivo o desenvolvimento de competência e formação de recursos humanos para a construção de aplicações e soluções para a plataforma Bada. Mais informações sobre Bada podem ser encontradas no site da plataforma.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre palestras e sessões de treinamento. No primeiro dia de evento aconteceu um ciclo de palestras das mais variadas áreas de tecnologia móvel voltadas para a plataforma Bada da Samsung. Entre os palestrantes estavam o Prof. Angelo Perkusich, que apresentou a palestra de abertura do evento "Computação Pervasiva: a Qualquer Momento, em Qualquer Lugar", Mateus Lima, da empresa Signove, com a palestra "Mobile DTV & Bada" e, André Assad, da Avaty, com a palestra "Mobile Marketing & Bada". Vale destacar as palestras  realizadas pelos profissionais do SIDI/Samsung Tiago Moreira e Miguel Lizárraga sobre a plataforma Bada, incluindo desenvolvimento de aplicativos e a palestra de fechamento do evento sobre Pesquisa e Inovação no SIDI/Samsung. A programação completa e as apresentações estão disponíveis no site do evento.


     
 

No segundo e terceiro dias de eventos, desenvolvedores participaram do Bada Training: um curso hands on que aborda os tópicos básicos necessários para desenvolver um aplicativo em Bada. Os cursos foram ministrados pelo Prof. Rohit Gheyi, com auxílio de alunos da UFCG que participam do Programa de Cooperação entre UFCG e Samsung. Os tópicos abordados no curso também estão disponíveis no site do evento.


O próximo Bada Tech Days organizado pelo Embedded Lab será realizado em 2011, em Maceió, Alagoas, em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas.

Desenvolvimento: IPhone, Android, Qt, Bada e Windows Mobile

postado em 03/10/2010 05:07 por Hyggo Almeida   [ 03/10/2010 05:22 atualizado‎(s)‎ ]

Durante os meses de setembro e outubro, os alunos que fazem parte do projeto de cooperação entre a UFCG e a empresa Signove Tecnologia S.A. ministrarão e participarão de cursos relacionados às diversas tecnologias abordadas no projeto. O cronograma de cursos, cada um com duração de uma semana, inicia-se com Desenvolvimento para iPhone, seguido por Android, Qt, Bada e Windows Mobile. A idéia é disseminar o conhecimento entre os alunos do projeto, garantindo que todos possam desenvolver para todas as plataformas. Os próprios alunos ministrarão os cursos, utilizando a experiência adquirida nas plataformas durante os últimos meses, quando 5 grupos trabalharam no desenvolvimento do mesmo aplicativo que utiliza serviços baseado em localização, cada grupo em uma tecnologia específica. Agora, é chegada a hora de compartilhar os conhecimentos com os colegas de projeto. No próximo passo do projeto, os grupos serão alterados, fazendo com que cada aluno desenvolva um novo aplicativo em uma tecnologia diferente.

Computação Pervasiva: Perspectivas de Negócio a Qualquer Momento, em Qualquer Lugar

postado em 28/07/2010 05:51 por Hyggo Oliveira de Almeida

O professor Hyggo Almeida, do Embedded/UFCG, ministrou a palestra convidada "Computação Pervasiva: Perspectivas de Negócio a Qualquer Momento, em Qualquer Lugar", na Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, Recife, PE, na reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações, no dia 23/07/2010. Na palestra, foram abordados conceitos sobre Computação Pervasiva, detalhando potenciais negócios relacionados à agricultura, saúde, entretenimento, comércio, automação industrial, dentre outros. A palestra contou com um público formado por profissionais da área de Tecnologia de Informação, além de estudantes, empreendedores e o vice presidente do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações, Sr. Sandro Alves. O evento aconteceu no La Cuisine Clássico – JCPM Trade Center.

Desenvolvimento de Software para iPhone

postado em 12/07/2010 07:16 por Hyggo Oliveira de Almeida   [ 12/07/2010 07:43 atualizado‎(s)‎ ]

O Prof. Marcos Morais, do Embedded, ministrou durante o meses de maio e junho, um curso introdutório de Desenvolvimento de Aplicações para a plataforma iPhone, da Apple. O curso é parte da iniciativa Embedded Academy e funcionou como processo de seleção de alunos para o primeiro projeto de cooperação entre o Embedded/UFCG e a empresa Signove Tecnologia S.A. Os resultados do projeto de cooperação, que teve início no mês de julho, serão parte da iniciativa PerComp, incluindo publicações, provas de conceito e artigos técnicos em portais de conteúdo sobre tecnologia. Este é o primeiro curso para a plataforma iPhone ministrado no Embedded/UFCG, que também tem iniciado trabalhos de desenvolvimento de competência em outras plataformas, tais como Bada, Windows Mobile e Android.

1-6 of 6