Pesquisa e Desenvolvimento

Concepção, implementação e experimentação de soluções para computação pervasiva, incluindo métodos, técnicas, arcabouços, ferramentas e aplicações, com o objetivo de proporcionar tecnologias invisíveis para o usuário, acessíveis a todo momento, em todo lugar e enquanto o usuário se movimenta. Esta iniciativa teve início em 2004, com o desenvolvimento dos primeiros trabalhos de graduação, mestrado e doutorado na área de computação pervasiva. Os resultados desta iniciativa incluem provas de conceito, protótipos, estudos de viabilidade e publicações como relatórios técnicos, trabalhos de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, projetos de software livre, artigos em conferências e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livro. A maioria dos projetos com parceiros do laboratório se enquadra nesta linha de trabalho, trazendo foco à equipe e produzindo contribuições mais efetivas, tanto do ponto de vista acadêmico quanto de mercado. 

Processo Organizacional
Os projetos seguem um processo de acompanhamento focado na interação constante com o cliente através de ferramentas de gerência de projetos, tais como TRAC, Subversion, Mantis, dentre outras. As ferramentas permitem acompanhamento diário por parte do cliente do status do projeto, assim como acesso restrito aos resultados e entregas previstas em cronograma.
        Do ponto de vista de desenvolvimento, todos os projetos se baseiam na metodologia SCRUM. SCRUM é um processo ágil de desenvolvimento de produto que utiliza iterações curtas de desenvolvimento denominadas sprints, em geral de 10-15 dias úteis. Ao final de cada sprint tem-se sempre uma versão funcional do produto sendo desenvolvido, permitindo redefinir funcionalidades e identificar problemas o mais cedo possível. Para isso, o laboratório  possui pessoal qualificado e certificado como Scrum Master pela Scrum Alliance.
        Na perspectiva financeira e administrativa, os parceiros também podem utilizar ferramentas online para acompanhar os gastos realizados de acordo com plano de trabalho acordado entre as partes. As ferramentas são disponibilizadas pelo principal interveniente financeiro da UFCG, o Parque Tecnológico da Paraíba.


Software Livre
A seguir são descritos os projetos de software livre desenvolvidos no Laboratório Embedded, dentro do contexto da parceria com o Instituto Nokia de Tecnologia.


  Brisa - UPnP Framework
Arcabouço e middleware UPnP para desenvolvimento de aplicações pervasivas em Python e Qt. Em cooperação com o IC/UFAL.
 
  DCCP for maemo
Implementação do padrão DCCP para a plataforma maemo, com foco em controle de congestionamento em tráfego de dados multimídia.
             
  Easy API
API para facilitar o desenvolvimento de aplicações para a platforma maemo usando a linguagem Python.
 
 
  ESbox
Ferramenta baseada em Eclipe oficial da Nokia para o desenvolvimento de software para maemo. Parte da iniciativa IDE Integration.
             
  MomPt - Mobile Media Portal
Arcabouço e aplicações para acesso remoto a fluxos de TV e TV digital de Home Theather PCs usando dispositivos móveis.
 
  Pluthon
Parte da iniciativa IDE Integration, com foco em desenvolvimento em Python para a plataforma maemo.


Rede Mundial de Inovação do Forum Nokia
Através do Laboratório Embedded, a Universidade Federal de Campina Grande é membro da Rede Mundial de Inovação do Forum Nokia. A rede é formada por um seleto grupo de universidades que contribuem com o desenvolvimento de tecnologias de computação pervasiva utilizando plataformas Nokia. A Universidade Federal de Campina Grande é a única instituição da América Latina presente na rede.