Inovação e Empreendedorismo


Incentivo à inovação e à formação de negócios a partir dos resultados obtidos nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e dos recursos humanos formados em Campina Grande. Esta iniciativa teve início em 2006, com a formação das primeiras empresas em Campina Grande voltadas a atender à demanda de negócios e prestação de serviços de alto nível em tecnologias relacionadas à área de atuação do laboratório. As diversas empresas formadas com recursos humanos capacitados no Embedded são spin outs do laboratório, no sentido de que não há participação da instituição nestas empresas. Contudo, todas as empresas e seus sócios mantêm estreito relacionamento com a equipe do laboratório, contribuindo para o sucesso dos projetos.

Suporte do laboratório
Como instituição de ensino, pesquisa e desenvolvimento, o Laboratório Embedded não tem como foco a concepção de produtos para o mercado. Para isso, são necessárias empresas que, de posse dos conceitos e protótipos criados no laboratório, possam criar produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado. O laboratório procura dar subsídios técnicos à criação destas empresas, incentivando a incubação no Parque Tecnológico da Paraíba e servindo como canal de interação com os clientes, em geral, as próprias grandes empresas parceiras do laboratório.


Spin Outs
As seguintes empresas são spin outs do Embedded e desenvolvem projetos de parceria com o laboratório relacionados às áreas de sistemas embarcados e computação pervasiva: