Linhas de Atuação

Todos os projetos desenvolvidos no Laboratório Embedded são classificados em três linhas de atuação complementares: pesquisa e desenvolvimento; cursos e treinamentos; inovação e empreendedorismo. A seguir são detalhadas cada uma destas linhas de atuação, destacando os projetos que fazem parte de cada uma delas.

Pesquisa e Desenvolvimento
Concepção, implementação e experimentação de soluções para computação pervasiva, incluindo métodos, técnicas, arcabouços, ferramentas e aplicações, com o objetivo de proporcionar tecnologias invisíveis para o usuário, acessíveis a todo momento, em todo lugar e enquanto o usuário se movimenta. Esta iniciativa teve início em 2004, com o desenvolvimento dos primeiros trabalhos de graduação, mestrado e doutorado na área de computação pervasiva. Os resultados desta iniciativa incluem provas de conceito, protótipos, estudos de viabilidade e publicações como relatórios técnicos, trabalhos de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, projetos de software livre, artigos em conferências e revistas nacionais e internacionais e capítulos de livro. A maioria dos projetos com parceiros do laboratório se enquadra nesta linha de trabalho, trazendo foco à equipe e produzindo contribuições mais efetivas, tanto do ponto de vista acadêmico quanto de mercado. Para obter mais informações sobre esta iniciativa, clique aqui.


Cursos e Treinamentos
Produção e realização de cursos e treinamentos por parte da equipe do Laboratório Embedded visando a formação de recursos humanos nas áreas de sistemas embarcados e computação pervasiva. Esta iniciativa teve início em 2004, com o primeiro treinamento realizado em Campina Grande para 40 alunos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, com foco em tecnologias da Open Mobile Alliance, Java ME e Symbian, em parceria com a Nokia do Brasil. Desde então, já foram realizados cursos e treinamentos sobre diversas tecnologias para mais de 700 alunos e profissionais de empresas, em mais de 10 diferentes cidades do Brasil e também nos Estados Unidos. Para obter mais informações sobre esta iniciativa, clique aqui.


Inovação e Empreendedorismo
Incentivo à inovação e à formação de negócios a partir dos resultados obtidos nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e dos recursos humanos formados em Campina Grande. Esta iniciativa teve início em 2006, com a formação das primeiras empresas em Campina Grande voltadas a atender à demanda de negócios e prestação de serviços de alto nível em tecnologias relacionadas à área de atuação do laboratório. As diversas empresas formadas com recursos humanos capacitados no Embedded são spin outs do laboratório, no sentido de que não há participação da instituição nestas empresas. Contudo, todas as empresas e seus sócios mantêm estreito relacionamento com a equipe do laboratório, contribuindo para o sucesso dos projetos. Para obter mais informações sobre esta iniciativa, clique aqui.